Na semana passada tive a oportunidade de viajar pelo Mato Grosso do Sul (MS) e Mato Grosso (MT) com o pessoal da SLC agrícola, trocando conhecimento sobre Tecnologia de Aplicação. Durante essa viagem foi possível conhecer algumas regiões do MS e MT e principalmente um pouco da dinâmica e estrutura de uma das maiores empresas do agronegócio brasileiro e que tem sua matriz em Porto Alegre.
Estrutura e organização
Conhecendo a infraestrutura, organização e principalmente as pessoas que trabalham na SLC é possível entender o sucesso da empresa. Afinal não se alcança uma área de cultivo de 672 mil hectares cultivados anualmente sem muito esforço, conhecimento e paixão pelo negócio.
Tamanho das propriedades
Uma coisa que sempre contrasta com a realidade da agricultura gaúcha é o tamanho das áreas. Tive a oportunidade e conhecer a fazenda Pantanal em Chapadão do Sul (MS), com 26 mil ha, e fazenda Paiáguas em Diamantino (MT), com 34 mil ha. O cultivo de áreas maiores sempre apresenta diversos desafios de logística. Entretanto, as soluções encontradas pela empresa servem de modelo para outros grandes grupos.
Exemplo de eficiência
Um outro ponto que chama muito atenção na SLC é a eficiência nos processos. A empresa consegue semear toda sua área de cultivo em menos de um mês. Otimizando processos e monitorando todas as operações agrícolas por meio de softwares e planilhas de acompanhamento. Dessa maneira, esse é o melhor exemplo de uma verdadeira indústria a céu aberto produzindo algodão, soja e milho com alta eficiência, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente.
Investimento em pesquisa
A SLC entende que a geração de conhecimento é de suma importância para o crescimento da empresa. Por isso, a empresa tem uma área de 1.650 hectares destinados a pesquisa, distribuídos em várias regiões do país. Essas áreas são consideradas estratégicas para geração de dados locais sobre cultivares, adubação de solo e fitossanidade. Além disso, a empresa interage com diversas instituições de pesquisa como universidades e consultorias.
Decisão com base em dados
As decisões de manejo da empresa são baseadas em dados de pesquisa e conhecimento agronômico. Conversando com os técnicos de campo e agrônomos da empresa, fica evidente o comprometimento com os resultados, além de um conhecimento sobre as culturas e a busca constante por novas informações e tecnologias.
Oportunidades de interação
Até mesmo por ser uma empresa gaúcha, a SLC acolhe muita mão de obra de várias cidades do RS. Além disso, encontrei vários egressos dos diferentes campus da UFSM. A empresa deve ser motivo de orgulho para todos nós gaúchos, bem como é uma excelente oportunidade de interação com a nossa universidade tanto para novas pesquisas, estágios e oportunidade de emprego para nossos egressos.